sábado, 12 de janeiro de 2008

Mini-Review da pasta térmica Coollaboratory LIQUID MetalPad


Há algum tempo recebi alguns produtos da Collaboratory para teste. Foram eles LIQUID MetalPad para CPU E GPU. Inicialmente não pude fazer o teste por achar que a LIQUID Metal pad, assim como seu antecessor Liquid Pro, necessitiva de cooler de cobre. Como meu cooler é de alumínio não tinha como fazer o teste. Mas trocas de emails com o fabricante descobrí que para minha felicidade, esse novo modelo de pasta térmica não necessita de cooler de cobre.

Depois disso tive problemas com minha câmera fotografica e não pude tirar fotos na hora da aplicação e testes, só fiquei com essas fotos que tirei quando recebi o produto. Mesmo com tantas dificuldades, diante do meu compromisso junto a Coollaboratory, resolvi fazer o review assim mesmo, então vamos lá:



O Produto


A LIQUID MetalPad é uma pasta térmica da fabricante alemã Collaboratory que a algum tempo
diz ter a melhor pasta térmica do mundo. O seu segredo é um composto 100% de metal mas que respeita as regras do RoHS(Não tem mercúrio no composto). O produto vem em forma de "papel", o fabricante recomenda cortar possíveis sobras dependendo do tamanho do seu processador, no caso do meu processador ficou no tamanho exato. Ele permanece no estado solido até a temperatura de 58°C, quando ele vira liquido. O fabricante recomenda fazer alguns BurnIns para o produto derreter algumas vezes, aderir melhor ao processador e obter o máximo desempenho.


O teste

1. Materias:

* Liquid Metal Pad
* Álcool Isopropílico

2. Configuração:

* ECS RS 482-M
* AMD Athlon 64 3500+ rodando com clock padrão de 2200 Mhz e 1.35v
* Cooler Ck5 da Clone(semi-genérico)

A aplicação é simples. Usei Álcool Isopropílico para limpas vestígios da pasta térmica antiga, coloquei o adesivo em cima do processador e encaixei o dissipador. Quando liguei o computador veio o susto! O alarme que eu coloquei na BIOS para alarmar quando o processador chegasse a 60°C disparou! Eu achei que tinha feito algo de errado, revi todos os passos e li alguns reviews sobre a pasta e descobri que ela só funciona direito depois de "curada", que seria usa-la por algum tempo para ela derreter, então fiz alguns burnins desligando o cooler.


Eu desliguei o cooler e deixei chegar até 64°C e desliguei o computador, fiz isso por umas duas vezes e depois passei vários dias utilizando o computador para ter certeza que faria o teste com a pasta em condições máximas.


Primeiro testei a minha pasta térmica genérica em idle sem nada em background durante alguns minutos depois de ligado e o full foi medido usando o CPU Burn-in.

O Resultado:


Em Idle ela reduziu em 6°C e em full 4°C. Cumprindo com a promessa do manual de instruções que promete redução de 4-7°C.


Avaliação final:

O custo da pasta na Alemanha é por volta de 6,5 euros que dá em média 17 reais, sem incluir importação e frete. O produto promete e realmente cumpri o prometido, tem o seu custo, mas para quem precisa de sistemas de refrigeramento eficiente, lembrando que também existe versão para GPU, é uma exelente compra.

Quem tiver interesse em adquirir o produto ou quiser mais informações pode entrar em contato comigo.

3 comentários:

Editor do Código Laranja disse...

Prezado Bruno,

Obrigado pelo seu comentário no Código Laranja. Já acertamos o post "Turismo 2.0 - A gestão de operações via Web" e agora ele possui um link direto para a página do VTM.

Convido-o para visitá-lo em:
http://www.codigolaranja.com.br/?p=987

Atenciosamente,

Equipe do Código Laranja

Eduardo disse...

OLa Bruno, como vai? Li essa review do teu blog, e apesar de ser bem antiga, ou nem saber se tu ainda mexe com ele, queria saber de voce se ainda tem como conseguir esse prduto ou o novo Liquid ultra, aqui no brasil não vende essas merdas, e quem vende mete a faca, no ebay não dá nem 30 reais com frete e tudo pra cá, mas aqui os caras querem quase 60 conto....

Bom, se puder entrar em contato comigo eu agradeço.

Grande abraço! \o

Eduardo disse...

Se não aparecer na descrição, meu e-mail é eduardo.yagami@hotmail.com...

Abraços!

Busca no Internauta 2.0

Google