sábado, 9 de junho de 2007

Feed?

A WEB 2.0 já está se alastrando pela web.Já se fala que 28% dos internautas são 2.0 mas ainda me deparo com pessoas que simplesmente ainda não foram apresentadas a alguns termos e tecnlogias trazidas a tona pela WEB 2.0 e uma delas é o feed.

Um site basicamente é basicamente divido em 2 partes, o conteúdo e a apresentação desse conteúdo,seria nos blog algo como o post e o template.O feed é um arquivo que agrega somente o conteúdo, ignorando a forma de se apresentar.Feed também é conhecido como "RSS Feeds" ou Atom.O que é basicamente diferentes padrões de um arquivo XML que contém uma lista de atualizações de um determinado site.

Leitor/Agregador de feed:


Existem 2 tipos de leitores de feed , os online(seguindo a tendência da WEB 2.0)que podem ser acessados de qualquer computador e os que são instalados no seu computador.Você pode optar por vários programas ou sites mas eu recomendo que se cadastre em um leito de feed é muito mais prático.



Google Reader

Bom leitor para quem já possui Google Account(quase todo mundo) porém não possui interface em português.










Bloglines

O mais famoso leitor de feeds.Interface em português e um grande catálogo de feeds já cadastrados por outros usuários.






E agora?

Agora é só acessar seus sites favoritos(lembrando que feeds não só estão disponíveis em blogs mas também estão disponíveis em sites de notícias e etc) e procurar por feed, RSS, Atom ou pelo ícone .

Caso você queira usar outros leitores de feed veja essa lista de leitores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Feed é realmente muito util para quem acessa muito blogs e procura um modo mais rapido de saber quando existe alguma atualização em algun deles. Eu uso o proprio Favoritos do Firefox, mas vou dar uma olhada nesses que você sugeriu, parecem interessantes.

Busca no Internauta 2.0

Google