Há algum tempo recebi alguns produtos da Collaboratory para teste. Foram eles LIQUID MetalPad para CPU E GPU. Inicialmente não pude fazer o teste por achar que a LIQUID Metal pad, assim como seu antecessor Liquid Pro, necessitiva de cooler de cobre. Como meu cooler é de alumínio não tinha como fazer o teste. Mas trocas de emails com o fabricante descobrí que para minha felicidade, esse novo modelo de pasta térmica não necessita de cooler de cobre.
Depois disso tive problemas com minha câmera fotografica e não pude tirar fotos na hora da aplicação e testes, só fiquei com essas fotos que tirei quando recebi o produto. Mesmo com tantas dificuldades, diante do meu compromisso junto a Coollaboratory, resolvi fazer o review assim mesmo, então vamos lá:
O Produto
A LIQUID MetalPad é uma pasta térmica da fabricante alemã Collaboratory que a algum tempo
diz ter a melhor pasta térmica do mundo. O seu segredo é um composto 100% de metal mas que respeita as regras do RoHS(Não tem mercúrio no composto). O produto vem em forma de "papel", o fabricante recomenda cortar possíveis sobras dependendo do tamanho do seu processador, no caso do meu processador ficou no tamanho exato. Ele permanece no estado solido até a temperatura de 58°C, quando ele vira liquido. O fabricante recomenda fazer alguns BurnIns para o produto derreter algumas vezes, aderir melhor ao processador e obter o máximo desempenho.
O teste
1. Materias:
* Liquid Metal Pad
* Álcool Isopropílico
2. Configuração:
* ECS RS 482-M
* AMD Athlon 64 3500+ rodando com clock padrão de 2200 Mhz e 1.35v
* Cooler Ck5 da Clone(semi-genérico)
A aplicação é simples. Usei Álcool Isopropílico para limpas vestígios da pasta térmica antiga, coloquei o adesivo em cima do processador e encaixei o dissipador. Quando liguei o computador veio o susto! O alarme que eu coloquei na BIOS para alarmar quando o processador chegasse a 60°C disparou! Eu achei que tinha feito algo de errado, revi todos os passos e li alguns reviews sobre a pasta e descobri que ela só funciona direito depois de "curada", que seria usa-la por algum tempo para ela derreter, então fiz alguns burnins desligando o cooler.
Eu desliguei o cooler e deixei chegar até 64°C e desliguei o computador, fiz isso por umas duas vezes e depois passei vários dias utilizando o computador para ter certeza que faria o teste com a pasta em condições máximas.
Primeiro testei a minha pasta térmica genérica em idle sem nada em background durante alguns minutos depois de ligado e o full foi medido usando o CPU Burn-in.
O Resultado:

Avaliação final:
O custo da pasta na Alemanha é por volta de 6,5 euros que dá em média 17 reais, sem incluir importação e frete. O produto promete e realmente cumpri o prometido, tem o seu custo, mas para quem precisa de sistemas de refrigeramento eficiente, lembrando que também existe versão para GPU, é uma exelente compra.
Quem tiver interesse em adquirir o produto ou quiser mais informações pode entrar em contato comigo.
3 comentários:
Prezado Bruno,
Obrigado pelo seu comentário no Código Laranja. Já acertamos o post "Turismo 2.0 - A gestão de operações via Web" e agora ele possui um link direto para a página do VTM.
Convido-o para visitá-lo em:
http://www.codigolaranja.com.br/?p=987
Atenciosamente,
Equipe do Código Laranja
OLa Bruno, como vai? Li essa review do teu blog, e apesar de ser bem antiga, ou nem saber se tu ainda mexe com ele, queria saber de voce se ainda tem como conseguir esse prduto ou o novo Liquid ultra, aqui no brasil não vende essas merdas, e quem vende mete a faca, no ebay não dá nem 30 reais com frete e tudo pra cá, mas aqui os caras querem quase 60 conto....
Bom, se puder entrar em contato comigo eu agradeço.
Grande abraço! \o
Se não aparecer na descrição, meu e-mail é eduardo.yagami@hotmail.com...
Abraços!
Postar um comentário